top of page

6 Jogos: Motricidade fina (creche)

Foto do escritor: BabyboomBabyboom

A motricidade fina, mais conhecida por pinça, é uma das coisas que mais falo quando me refiro a atividades para os mais pequenos. Isto porque esta pequena grande capacidade é fundamental para basicamente tudo no futuro e está presente em praticamente todas as atividades, mesmo que não seja esse o objetivo principal.

Aqui o objetivo principal é mesmo esse, treinar e aperfeiçoar a coordenação olho - mão e a pinça!


Todos estes jogos podem ser feitos em casa facilmente, pois são construídos com materiais que normalmente temos no nosso lar 🏡

E, basicamente, todos eles estão relacionados com enfiar ou tirar objetos.


1.Caixas de ovos e palhinhas ou paus de madeira

Super simples e fácil de construir, como vemos nas imagens, basta cortar a caixa de ovos de acordo com o objeto a enfiar - palhinhas ou pauzinhos de madeira. Podem pintar as caixas e os paus da mesma cor (como à esquerda) ou pintar a caixa de ovos da cor das palhinhas (exemplo da direita) e, assim, acrescentar um objetivo: associação de cores (desenvolve o sistema cognitivo).


Este jogo também pode ser construído com a lata do leite em pó: lave e seque muito bem a lata e coloque a tampa plástica já com as ranhuras que escolheu feitas.

 

2. Colher de arames

Quem disse que a colher de arames só serve para bater bolos ou ovos, nunca teve filhos pequenos!

Aqui podem usar a vossa imaginação e o que têm em casa: bolinhas de tecido, bolinhas de algodão, esponjas, palhinhas, meias, bonecos … quanto mais pequeno mais difícil.

Neste caso o objetivo é tirar lá de dentro, mas podem sempre deixá-los tentar voltar a colocar e tirar de novo.

















 

3. Enfiamentos com palhinhas e rolos de papel higiénico


De construção super fácil e rápida, para este jogo basta fazer buracos (com o furador, por exemplo) em rolos de papel higiénico e enfiar as palhinhas nestes buracos.

É muito bom quer para a coordenação quer para explorarem o entrar num lado e sair do outro, o estar mais num lado do que no outros, etc.


Esta atividade é melhor sucedida em crianças mais crescidinhas, como as de sala de 2 anos e também em JI (3, 4 anos).










 
4. Abrir e fechar tampas de garrafas

A estrutura das tapas de garrafas de sumos, leite, etc. e uma caixa de cartão ou simplesmente um cartão liso (para colar a estrutura da tampa), podem usar, por exemplo, uma caixa de cereais cortada, é tudo o que precisam para construir este jogo!


Aqui, obviamente, o objetivo é atarraxar e desatarraxar as tampas.

Trabalha juntamente a associação de cada tampa com a sua cor e estrutura em específico (desenvolve o sistema cognitivo).


 
5. "Salvamento" de bolas ou brinquedos

Esta atividade é mais direcionada para os mais pequeninos, ou seja, berçário até sala de 1 ano.


Podem fazer como no exemplo da imagem ao lado, e colocar bolas ou brinquedos (animais, por exemplo) dentro de uma forma de queques e colá-los com fita cola grossa ou podem, simplesmente, colar estes objetos ao tampo da cadeira da refeição, a uma parede ou porta, etc.

Em superfícies planas, como o tampo da cadeira da papa por exemplo, podem também usar os pauzinhos de madeira tipo pau de gelado e colá-los da mesma forma.


Aqui o objetivo é mesmo o bebé conseguir "salvar" o objeto, conseguindo tirar a cola.


 
6. Enfiamentos com argolas de madeira

Esta é de todas, talvez a mais difícil de "construir".

Apenas porque argolas de madeira são algo mais raro de encontrar em casa, mas podem encontrá-las facilmente em lojas de decoração. As da imagem da direita são do IKEA e vêm 10 unidades por 4,50€.

Existem apenas em branco ou preto, mas podem pintá-las de várias cores para ficarem mais coloridas ou, simplesmente, deixá-las da cor original.


Neste jogo, normalmente, o objetivo é os bebés conseguirem tirar a argola do lencinho e, também, passar o lencinho "para lá e para cá" da argola. Esta atividade requer mais presença e interação com do adulto.






 

Divirtam-se e lembrem-se de algo MUITO IMPORTANTE: cada criança, independentemente da sua idade, tem o seu ritmo de desenvolvimento e esse ritmo deve ser respeitado. O adulto tem apenas o papel de ajudar e estimular a criança. O stress e a pressão são palavras proibidas 🥰

25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Compartilhe a sua opinião

Obrigada pelo envio!

© 2021 por Babyboom Blog. Criado com Wix.com

bottom of page